"Porque juventude são outros Papos!"

domingo, 11 de abril de 2010

NOTA DE ESCLARECIMENTO DAS ENTIDADES ESTUDANTIS SOBRE O ATO CONTRA O AUMENTO DA TARIFA DE ÔNIBUS EM MACAPÁ NO DIA 07 DE ABRIL.

“Apesar de você amanhã há de ser outro dia”

Chico Buarque


Ontem presenciamos uma das cenas mais tristes da história do movimento estudantil amapaense. Em um ato legitimo do movimento estudantil contra o aumento da tarifa de ônibus e por melhorias no transporte público convocado pelas entidades representativas do Movimento estudantil (UNE, UBES, DCE UNIFAP, DCE UEAP, DCE FAMA, Centros Acadêmicos, Grêmios Estudantis, etc.) aconteceu uma manobra política organizada pelos militantes do PSB para promover o Deputado de seu partido, o Senhor Camilo Capiberibe, haja vista que este é um ano eleitoral.

Diante do eminente fato que se instaurava no ato, estudantes dirigentes da UNE, UBES, DCE UEAP, Centros Acadêmicos da UEAP e alguns Grêmios estudantis, resolveram impedir o pronunciamento e a oportunista projeção política que estava por se estabelecer pelo deputado. Os estudantes presenciando o fato em ato de repúdio, vaiaram este deputado impedido-o de falar. Tal fato gerou um tumulto pela militância do PSB, resultando na agressão física sofrida pelo Estudante Nathanael Ângelo Zahlouth, coordenador geral do DCE UEAP, desferida por um militante do PSB e assessor parlamentar do Dep. Camilo Capiberibe, assim, os representantes das entidades acima citadas resolveram por se retirar do ato e denunciar o esquema que estava a se manifestar naquele momento.

Alguns setores capitaneados por militantes do PSB tentaram distorcer a retirada das entidades do ato, afirmando que estas se colocaram contra a pauta da manifestação e em defesa dos interesses da prefeitura, fato inverídico que tentou mascarar o fato das entidades terem se retirado por discordar da manobra ali existente e pela agressão sofrida pelo dirigente estudantil, porém, mesmo retirando -se do ato mantivemos a pauta e o discurso que nos motivou a estar ali, que era contra o Aumento da Tarifa de Ônibus para R$ 2,55, por melhorias no transporte público e em defesa do Passe-Livre estudantil.

Reafirmamos nossos posicionamentos, contra o que classificamos como oportunismo político, que é se utilizar de um ato do movimento estudantil para se promover em ano eleitoral. Assim também como somos contra qualquer Aumento na Tarifa de ônibus e queremos melhorias no transporte publico.

Assim subscrevemos este panfleto para esclarecer a comunidade estudantil sobre o fato ocorrido nessa quarta-feira e convocar para um ato legitima Em defesa do Passe-Livre, contra o aumento da Tarifa e contra o oportunismo político.



Assinam:


UNE – UBES – ANPG – DCE UEAP – DCE FAMA – CENTROS ACADEMICOS – GRÊMIOS ESTUDANTIS.

2 comentários:

  1. Precisamos unir os esforços para conter os interesses dos empresários, o trabalhador assim como os estudantes não suportam essa modificação na tarifa. Forte abraço Companheiro e Saudações cetebistas.

    ResponderExcluir
  2. "Toda a política do governo é cercar-se de garantias para se manter no poder"
    [Está é uma frase de Adão Myszak]
    E para para se manterem no poder são capazes de fazer coisas que até Deus duvida. Mas não desistam amigos e lembrem de quando chegar a hora de escolher os representantes da sua cidade ou estado, de lembrarem os menos informados ou melhor aqueles que de alguma forma não tem acesso a tais informações, e mostrem do tipo que estes políticos agem. Para não mais serem eleitos e ai sim pagarem com o que mais temem, A de não sairem vitoriosos das eleições. Parabéns pelo trabalho de vocês e continuem lutando.

    ResponderExcluir

É sempre bacana trocar papo com e sobre a juventude!