"Porque juventude são outros Papos!"

sexta-feira, 20 de março de 2009

Papo Esperto com o Presidente do PCdoB - Amapá



Entrevista com o presidente do PCdoB do Amapá, Luiz Pingarilho, que fala entre outros assuntos, do aniversario de 87 anos da legenda no Estado, campanha de filiação e o Projeto eleitoral para 2010.

Como você caracteriza o novo momento que o PCdoB vive no Amapá?
O partido vive um momento de expansão e ao mesmo tempo de aprendizado, por que vive o seu mais longo período de legalidade e com esse período passa a viver experiências inovadoras. Aqui no estado a nossa presença no governo estadual, na prefeitura de Macapá e em outros municípios, assim como, do mandato parlamentar federal, tem servido para ajudar no combate as desigualdades sociais e no desenvolvimento do Estado. Com a conquista desses espaços, O PCdoB tem adquirido musculatura política ao ponto de estar presente em quase todos os municípios do Estado e ombreado com as grandes legendas amapaense, nenhum partido hoje senta-se à mesa para discutir o futuro do Amapá sem levar em conta o PCdoB.
O PCdoB hoje tem uma presença destacada nos movimentos culturais do Estado e no movimento estudantil, por outro lado, esse crescimento nos remete a ter uma direção de partido cada vez mais capaz de conduzir os grandes desafios da luta política no estado.


Em 2009, o PCdoB completa 87 anos de sua fundação. O que a legenda realizará para comemorar esta data no estado?
O melhor presente que podemos dar ao nosso partido será o do seu crescimento e da sua saúde orgânica. O partido tem como desafio até setembro desse ano passar dos 2.500 filiados para 7.500 em todo o Estado. Ao mesmo tempo, se esforçará para que esse grande contingente de filiados sejam incorporados em suas diversas instancias de direção e organizados em suas frentes de luta.

A cidade está cheia de outdoor espalhados felicitando o aniversario do partido e lançando a campanha de filiação. Explique como funcionará a campanha?
Essa será a maior campanha de filiação já feita no Estado, posto que o desafio do partido para 2010 aqui no estado será o de garantir a reeleição do deputado federal Evandro Milhomem e eleger dois deputados estaduais, assim como, o de aumentar o protagonismo do partido nas diversas frentes do movimento social. A campanha será feita em todo o estado de forma massiva, utilizando os instrumentos mais variados de comunicação, como folders, camisetas, outdoor (como já citado), TV, radio, jornais, internet, etc. A campanha será direcionada prioritariamente para quatro segmentos importantes: Trabalhadores, Juventude, Mulheres e Intelectuais.


Dia 20, sexta-feira, acontecerá o lançamento da campanha de filiação e ato comemorativo dos 87 anos do partido, quais as expectativas para esse evento?
A expectativa será a de reunir em torno de 300 pessoas, das quais metade já confirmaram filiação no ato. Dentre os novos filiados podemos destacar a adesão do advogado Vicente Cruz (Procurador-Geral do Município de Macapá), que também é Presidente da Escola de Samba Boêmios do Laguinho e Presidente de um dos mais tradicionais clubes de futebol do Amapá, o São José Esporte Clube. Estaremos também recebendo a adesão de mais de 10 presidentes das colônias de pescadores do Estado, assim como, a do professor Doutor Ricardo Ângelo da UNIFAP, do suplente de vereador Petrus Ramos, do Advogado Serra, do Diretor do Hospital Geral, Dr. Marcos Calan, entre outros. O ato também contará com a presença do deputado estadual licenciado do Amazonas e membro do Comitê central do PCdoB, Eron Bezerra, do Prefeito de Macapá Roberto Góes (PDT), do Deputado Federal Evandro Milhomem, além dos representantes do movimento social (UJS, UBM, UNE, CTB).


Como ficará legenda para disputa de 2010?
De uma forma geral o partido irá se conduzir aqui no Estado de acordo com as orientações e diretivas do Comitê Central. O projeto eleitoral de 2010 do PCdoB aqui no Estado já está formatado, vamos buscar coligação que possa assegurar a reeleição do deputado federal e lançar chapa própria para deputado estadual. O quadro da disputa para o governo do Estado ainda está indefinido, mas o partido no momento adequado construirá uma agenda com os candidatos que se situem no campo do governo Lula e que melhor possa expressar os interesses do povo amapaense.


Entrevista feita por mim quarta-feira e enviada ao vermelho e ao Jornal Diario do Amapá.

Um comentário:

  1. Bela entrevista!!!
    Incluí seu blog entre os que valem a pena conferir. Veja em http://ramonjrfonseca.blogspot.com/2009/03/eita-nois.html

    Saudações mineiras

    ResponderExcluir

É sempre bacana trocar papo com e sobre a juventude!