"Porque juventude são outros Papos!"

sábado, 27 de setembro de 2008

Governo vai definir critérios para abertura dos arquivos da ditadura

O ministro interino da Justiça, Luiz Paulo Barreto, afirmou nesta sexta-feira (26) que serão definidos nos próximos dias os critérios para a abertura dos arquivos da ditadura militar. De acordo com Barreto, apenas alguns arquivos, que comprometam a segurança do estado, continuarão em segredo.
“Nos próximos dias devemos ter um avanço a respeito. Todos os documentos deverão ser abertos e ter acesso à população, ressalvando, claro, aqueles que por ventura forem secretos ou ultra-secretos por motivo de segurança de estado”, disse Barreto após participar de um evento da Comissão de Anistia.
Ele destacou que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, está coordenando o grupo de trabalho que discute a abertura dos arquivos e que o objetivo é dar o máximo de transparência aos documentos do regime militar. “A ministra Dilma Rousseff tem coordenado um trabalho de abertura dos arquivos e estamos discutindo de que maneira isso deve acontecer, no sentido de dar cada vez mais transparência”, afirmou o ministro interino.
O ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, fez críticas aos militares ao falar da abertura dos arquivos. Ele reclamou que as Forças Armadas não responderam aos pedidos de documentos feitos pela comissão que analisa este processo. “As respostas que vieram das Forças Armadas foram insuficientes”. Ele disse esperar que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, participe do debate para dar mais transparência aos documentos militares.
Vannuchi destacou que a intenção do governo em reabrir os arquivos não tem o sentido de um revanchismo contra os militares. “Estamos retomando este assunto sem sentimento de revanchismo nem vingança, ninguém pode ser movido a olho por olho e dente por dente”.


fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É sempre bacana trocar papo com e sobre a juventude!