"Porque juventude são outros Papos!"

quinta-feira, 18 de junho de 2009

UNE: comunistas querem grande mobilização para congresso


Entrando na reta final da preparação para o 51º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) e considerando o papel estratégico da juventude no processo de transformações sociais necessárias para o Brasil, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, e o secretário de Juventude Ricardo Abreu "Alemão" divulgaram no final de maio circular em que enfatizam a importância do evento.

"Nossa orientação é não superestimar nossas forças e muito menos subestimar a oposição; combater a rotina e a acomodação com metas ousadas e um intenso trabalho de mobilização. Além disso, realizar uma ampla política de alianças", diz a nota.

O congresso da entidade está marcado para os dias 15 a 19 de julho em Brasília e deverá contar com a participação do presidente Lula. "O movimento estudantil brasileiro, com decisiva participação dos comunistas através da UJS, tem desempenhado papel essencial na luta de nosso povo. A UNE continua se consolidando  como uma das mais influentes e combativas entidades dos movimentos sociais brasileiros", assinou Renato Rabelo.

O documento procura chamar atenção dos jovens comunistas que atuam na União da Juventude Socialista (UJS) para a importância do acontecimento, especialmente em ano pré-eleitoral, em que se avizinha uma disputa intensa entre, de um lado, as correntes populares, progressistas e de esquerda pela manutenção deste campo no governo central; e do outro, das forças elitistas e conservadoras que desejam retornar à Presidência da República.

Fator que justifica a participação dos estudantes nessa batalha é a melhoria pela qual a educação passou durante a gestão Lula. O Brasil possui mais de 6 milhões de estudantes em mais de 2.500 Instituições de Ensino Superior, segundo dados divulgados em 2008 pelo Ministério da Educação.

Ao mesmo tempo, essas transformações mudaram também os critérios para a eleição dos delegados para o Congresso da UNE desde a edição passada. "Nos últimos anos a rede de ensino superior passou por grande expansão em nosso país, trazendo a necessidade de mudanças também nos fóruns do movimento estudantil", coloca Alemão. O novo método – votação em urna para as eleições dos diretórios centrais dos estudantes (DCEs) – tornou o processo mais democrático, porém mais complexo por exigir maior empenho dos estudantes para a vitória de suas chapas.

"Devemos, a partir da realização de uma grande campanha, enraizar ainda mais a UJS, lançando chapas e constituindo núcleos nas principais universidades. Nosso êxito será medido também pela ampliação da nossa influência entre os universitários brasileiros, consolidando a UJS como a principal organização política juvenil de nosso país", colocou Alemão.

A nota enfatiza que o esforço político, de mobilização e de propaganda para a campanha será desenvolvido pela UJS, que participará do 51º Congresso da UNE encabeçando a chapa "Da unidade vai nascer a novidade". Neste caso, o presidente Renato Rabelo salienta que "cabe aos comitês estaduais e municipais o imprescindível acompanhamento político dessa campanha junto às frações das direções estaduais e municipais da UJS e o apoio no que for necessário".

Além disso, a nota coloca a necessidade de "ajudar a elevar o nível do debate político durante o processo de mobilização e preparação política de nossa bancada", sendo importante o estudo e a divulgação das propostas do movimento "Da unidade vai nascer a novidade", documento que pode ser acessado na página da UJS.

 

Fonte: www.vermelho.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É sempre bacana trocar papo com e sobre a juventude!