"Porque juventude são outros Papos!"

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O Movimento Estudantil Universitário do Amapá começa a se organizar!

Diante do processo de mobilização do CONEB da UNE, os estudantes universitários do estado do Amapá começam a ser organizar para as lutas do movimento.

O Amapá é um estado relativamente novo, criado a partir da constituição de 88, então a educação superior do estado também é muito nova, sem grandes tradições no meio cientifico (apesar de termos grandes pesquisadores!) e nem na participação política dos estudantes, tendo como baluarte da organização estudantil somente Universidade federal.

Dada a chamada do 12º CONEB, os estudantes universitários de varias instituições de ensino começam a se organizar, e fundar ou reorganizar seu centros acadêmicos, nesses últimos dias tivemos a reorganização de 2 (dois) importantes C.A’s de uma das maiores Instituições de ensino privado do estado, a FAMA. Os centros Acadêmicos de Serviço Social e História após um longo período de inatividade, voltam à vida, com a corda toda. Os presidentes são, respectivamente, Édipo René (S.S.) e Marilia Nascimento (Hist.).

O Centro Acadêmico de História já criou até um blog para divulgar suas atividades, www.blogdocahis-fama.blogspot.com, além da FAMA, estudantes de outras IES se organizam também, como é o caso do IMMES, da FABRAM, da UNIMETA, CEAP, UVA, Madre Tereza, SEAMA, e ainda tem os Centros acadêmicos já organizados na Universidade Estadual, a UEAP.

Vai ser um grande salto de participação estudantil nas universidades amapaenses.


Um pouco de História:
O estado do Amapá já possuiu um UEE, entidade de representatividade dos estudantes universitários, só que com uma peculiaridade, ela funcionava em Belém, pois no Amapá, no período do território não existia faculdade nenhuma, nem a federal, assim os estudantes amapaenses se organizavam no Pará, mas em uma entidade representativa do Amapá, como presidente dessa entidade tivemos varias pessoas ilustres da política local, como os deputados Paulo José e Jurandil Juarez, os pro - reitor de extensão da UEAP, Prof. Borges, o professor Paulo da UEAP, entre outros.
Esperamos ganhar força nesse novo momento para conseguir reorganizar essa importante entidade, que ainda se encontra perdida na historia dos lutadores de outrora.

Um comentário:

É sempre bacana trocar papo com e sobre a juventude!