"Porque juventude são outros Papos!"

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Vereador Clécio Luiz promove II Seminário da Cidade

O evento busca debater questões relacionadas ao ordenamento e a reorganização do espaço urbano de Macapá.

Macapá e os Desafios de uma Cidade Amazônica no Século XXI". É com este tema que o vereador Clécio Luís (PSOL), por meio do Mandato de Todas as Lutas, promove o II Seminário da Cidade nos dias 18 e 19 do mês de novembro, no Centro de Convenções Azevedo Picanço.

Em sua segunda edição, o evento trás novos eixos de discussões. O intuito é debater pontos relacionados ao ordenamento e a reorganização do espaço urbano em cinco linhas, sendo elas: Revisão do Plano Diretor, Verticalização, Preservação e Conforto Ambiental, Infra-Estrutura, Mobilidade e Acessibilidade. O Seminário busca juntar as pontas (poder público, iniciativa privada, meio acadêmico, as representações profissionais e a sociedade civil) em uma discussão de caráter técnico político para o enfrentamento desses novos desafios.

A idéia de realizar o Seminário surgiu no primeiro mandato do parlamentar e tinha por objetivo nortear as ações que viriam a ser realizadas nos próximos anos de legislatura. Em sua primeira edição, o Seminário discutiu temas relacionados à educação, saúde, transporte e resultou em várias diretrizes que alimentaram os quatro anos de mandato do vereador.

Agora, Clécio retoma a proposta surgida em 2004 e promove a segunda edição do Seminário. Segundo ele, o evento ocorre por conta dos desafios do novo momento que a cidade vem enfrentando e um exemplo disso é o adensamento urbano. "A cidade está crescendo, se verticalizando e existe um abismo entre os problemas urbanos e o poder público, já que ele não se planeja para esse novo momento", justifica Clécio.

Para Clécio, que é geógrafo, a verticalização é um dos maiores desafios que o município enfrenta. Para que a nova temática pudesse ser discutida, a metodologia do Seminário foi mudada e passou a ter seu foco no meio urbano. O evento fará uma análise do processo de ocupação de Macapá, dos Planos Diretores, para posteriormente tentar apontar estratégias e alternativas para o desenvolvimento urbano da capital.

Além disso, o Seminário debaterá a necessidade de uma revisão coerente do Plano Diretor para que ele possa atender os novos desafios com infra-estrutura e conforto ambiental.

O Seminário ainda contará como um dos assuntos mais discutidos na atualidade: acessibilidade. A cada dia o município conta com uma população com idade mais avançada, além de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. "Esperamos que este Seminário, por meio do seu conteúdo e das contribuições apresentadas por todos, seja colocado à disposição da administração municipal e possa gerar políticas públicas", falou Clécio.

Aos interessados, mais informações sobre o II Seminário da Cidade poderão ser obtidas pelo número (96) 3217-6971, nos horários de 08h às 13h e 14h às 17h.

 

--
Seguir LUTANDO, desejar VENCER e conquistar o NOVO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É sempre bacana trocar papo com e sobre a juventude!