"Porque juventude são outros Papos!"

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Com “explosões de efeitos”, banda amapaense Stereovitrola lança CD “No Espaço Líquido”


 A banda amapaense Stereovitrola, composta por Rubens Ferro (bateria), Marinho Oliveira (contra-baixo), Otto Ramos (órgãos e teclados) Wenderson "Matrix" (samplers, loop's e outros efeitos) e Patrick Oliveira (guitarras, ruídos e vocais), foi formada em março de 2004 como resposta ao marasmo musical da cidade de Macapá.
 
Fazemos rock de garagem aqui no meio da Amazônia com linguagem e sonoridade  próprias que muitas bandas do Centro-Sul ainda não alcançaram. Se houvesse mais apoio para as bandas de rock autoral, o Amapá estaria mais situado e representado não só nos festivais locais, mas também em festivais e mostras  de música independente no nordeste e centro-sul", afirmou Patrick Oliveira, vocalista e guitarrista da banda.
 
Realidade – Patrick também lamentou a ausência de apoio em relação à cultura amapaense, principalmente no campo do rock n' roll, que sempre foi estigmatizado, tido como música para marginais e drogados. "A Stereovitrola, assim como outras ótimas bandas de Macapá, praticamente não tem apoio de nenhuma entidade governamental ou privada. Quando vamos a outro estado para nos apresentar, temos que colocar a mão no bolso em diversos (para não dizer todos) momentos para a coisa acontecer".

Mesmo com as dificuldades a Stereovitrola não recuou, e a partir de suas raízes fincadas no rock alternativo/indie, independente e experimental, tendo como influências bandas como Joy Division, Replicantes, Nirvana e Pink Floyd, com arranjos e letras valorizando o cotidiano e comportamentos individuais e coletivos, a banda vem construindo seu espaço no Amapá. "Com o tempo, percebemos a necessidade de andar com as próprias pernas e começamos a compor músicas e tocá-las em festas de rock e festivais de música locais e de outros estados", disse Patrick.

A Stereovitrola realiza coerentemente uma releitura e fusão do rock da década de 60 e 80, com explosões de efeitos ambientais filtrados pelo sampler(aparelho produtor de efeitos) de Wenderson "Matrix", além dos efeitos únicos da guitarra de Patrick Oliveira.

Repercussão aqui – "Não tenho dúvidas de que a Stereovitrola é uma das melhores bandas de rock do Amapá, e uma das melhores do Brasil. O som que eles produzem, aliado às letras compostas, é de uma maturidade ímpar", afirmou o produtor e músico Adriano, proprietário do estúdio onde a Stereovitrola costuma ensaiar.

O público que acompanha as apresentações da Stereovitrola também concorda que a banda é diferenciada. "A Stereo é mais que uma banda. É um marco no sentido de ter dado o start que as bandas daqui precisavam para começar as suas próprias composições. Por isso, eu admiro profundamente a banda e a sua história", disse o formando em jornalismo e crítico Igor Reale.

Repercussão lá fora – No início de 2006, a Stereovitrola lançou, de forma totalmente independente, seu primeiro CD-single, Cada Molécula é de Um Ser,eleito no mesmo ano o 6° melhor single independente do Brasil pela revista Senhor F de Brasília, ficando também em 6º lugar na categoria independente pela revistaDynamite, especializada no assunto.
 
No mesmo ano do lançamento do primeiro CD-single, a produtora Roquenrou Babe convidou a Stereovitrola para se apresentar em Belém-PA para um evento chamado Agosto no Rock, "com boa receptividade do público paraense". Em 2007, a banda amapaense pela segunda vez foi a Belém para participar do Festival Se Rasgum no Rock, onde estavam presentes várias bandas locais, e de outras regiões do país, contando com a participação de uma banda do Texas (EUA).

"Esta segunda apresentação gerou uma projeção e contatos de outros festivais brasileiros, produtores, gravadoras independentes e articuladores em geral. Tivemos  o trecho de uma canção da banda como abertura do vídeo da gravadora Trama", atestou Patrick.

Lançamento do novo CD – a Stereovitrola viajou pela terceira vez a Belém, no último dia 19 de Setembro, para lançar seu novo trabalho No Espaço Líquido, na casa de shows Café com Arte. A responsável pelo show foi a produtora Megafônica, e já com aprovação do público belenense, a Stereovitrola concedeu várias entrevistas aos meios de comunicação locais. "Tivemos muitos compromissos pré-show. Fomos entrevistados pelo programa Balanço do Rock, da Rádio Cultura, pela Rádio Unama e tocamos ao vivo na TV Cultura".
 
O show em Belém – a Stereovitrola abriu o show em Belém com a música Bicicleta, canção que está no novo trabalhoe e, além de todas as canções deste, três músicas do primeiro CD-single. "A receptividade do público paraense foi excelente, e muitos amapaenses que moram no Pará também prestigiaram a banda. Foi emocionante ver que pessoas as quais nunca nos viram tocar, dançavam com nosso som, como se fosse aquela música que você espera em meio a várias, em um show de uma banda que você gosta", celebrou Patrick.
 
Serviço – o show em Macapá – de volta a terras tucujus, a "Stereo", como já é conhecida pelos fãs, está na expectativa de lançar seu novo trabalho. Com músicas bem arranjadas e letras "que fazem pensar", como as músicas "Que Dissolve", Canção Para Syd Barret", que é uma homenagem ao vocalista falecido do Pink Floyd, e "Bicicleta", o show está agendado para o dia 10 de outubro, a partir das 20h, na sede social da Secretaria de Infra-estrutura do Amapá (Seinf), ao lado da Faculdade Famap. O ingresso custa R$10, meia entrada R$5. Antecipando o show da Stereovitrola, duas bandas amapaenses terão oportunidade de mostrar seu trabalho: SPS12 (Hardcore-punk) e Godzilla (grunge, alternativo), além de apresentações de diversos DJ's, como o DJ Daniel NEC.
 
Reconhecimento – A banda desta vez conta com o apoio de diversos apoiadores, sinalizando que a Stereovitrola realmente é uma banda de qualidade e que tem grandes chances de sair dos limites do Amapá. O apoio político ficou por parte do vereador Jaime Perez e do deputado estadual Ruy Smith; o institucional ficou com a loja Na Base Skate Shopping, Restaurante Norte das Águas, Sinjap, NOSCAIS e Companhia de Eletricidade do Amapá (Cea).
 
Raul Mareco
Assessor de Imprensa voluntário da Banda amapaense Stereovitrola


--
Seguir LUTANDO, desejar VENCER e conquistar o NOVO!!!

Um comentário:

  1. ta faltando a ortoga para ser historiador,ate la ainda e academico.

    ResponderExcluir

É sempre bacana trocar papo com e sobre a juventude!