"Porque juventude são outros Papos!"

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Fies: confirmada redução na taxa de juros

O crédito concedido no Programa de Financiamento Estudantil tem agora juros menores que a inflação. Para a UNE, o Fies não deve ser tratado como uma modalidade de empréstimo comum, que penaliza o devedor.


A taxa de juros do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) passa de 6,5% para 3,5% ao ano, o que vale para os novos contratos. O Conselho Monetário Nacional (CMN) oficializou a mudança em seção na quarta-feira, 26, atendendo uma determinação do presidente Lula.

"Essa era uma demanda histórica da União Nacional dos Estudantes [UNE]. O presidente Lula determinou que o Fies tivesse uma taxa de juros inferior ao da inflação, ou seja, uma taxa de juros real negativa. Como a inflação está em 4,5% ao ano, uma taxa de 3,5% significa juros negativos de 1% ao ano. É como se o aluno pagasse menos do que se não tivesse o financiamento", explicou o ministro da Educação, Fernando Haddad, durante o programa da Radiobrás "Bom dia ministro". Antes da resolução do CMN, apenas os estudantes de licenciatura, pedagogia e de cursos superiores de tecnologia pagavam a taxa de 3,5%; para os demais cursos os juros eram de 6,5%.

"Claro que a medida é positiva. Mas é importante ressaltar: a UNE sempre defendeu que o Fies não fosse tratado como uma modalidade de empréstimo bancário comum, pela qual o estudante possa ser penalizado", opina Augusto Chagas, presidente da entidade, se referindo à negativação do nome do estudante por entidades de proteção ao crédito.

 

Uma conquista que merece ser lembrada no Fies é a "fiança solidária", que permite que grupos de até cinco estudantes sejam fiadores de outro aluno. Mas ainda sim, a UNE é contra a exigência de um fiador para a garantia do financiamento. "Volto a dizer: financiamento dos estudos não é um empréstimo como qualquer outro", conclui Chagas. Para a UNE, o melhor seria que os estudantes pudessem pagar o financiamento através de serviços, como na área da saúde, desde que fosse facultativa.

Da redação, com informações da Radiobrás

Um comentário:

  1. Olá grande líder das massas nortistas!!!

    Um jovem bem informado, informando a juventude... exceleeenteee!!! rsrs

    Tb tô te seguindo... então vê se não escreve muita besteira... hauhauah Brincadeira, muito massa o blog!

    Bjos
    Luana Bonone

    ResponderExcluir

É sempre bacana trocar papo com e sobre a juventude!