"Porque juventude são outros Papos!"

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Banda larga vai chegar mais rápido se houver ação do estado

 

Brasília, 14/05/2009 – O Ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende respondeu, por ofício, aos pedidos da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) sobre a implantação da Internet banda larga no Amapá, feitos em audiência dia 28 de abril. Já nesta quarta,13, a deputada Janete reuniu-se com o consultor de ciência e tecnologia do MCT Roosevelt Tomé, para tratar do mesmo assunto.

 

"Já passou do tempo de ter banda larga no Amapá. Enquanto o estado estiver omisso, vai ficar desse jeito. Esta ausência do estado é que não dá para entender", surpreendeu-se o representante do Ministério, que também questionou por que as empresas privadas de telefonia não querem operar a transmissão de dados em banda larga no Amapá. Quando este primeiro problema for resolvido, caberá ao município e ao estado implantarem projetos conjuntos como MCT para a disseminação do sinal de banda larga por meio do programa chamado Cidade Digital.

 

Em audiência, dia 28 passado, o ministro Sérgio Rezende adiantou à socialista que, em até dois meses, a transferência de dados via satélite passará de 6MB (Megabytes) para 10 MB. Logo, serão instaladas na Ilha do Marajó torres para transmissão de dados via rádio digita à Macapá, mas o ingresso definitivo do Amapá na Internet banda larga ocorrerá com a implantação de uma linha fibra ótica junto com o Linhão do Tucuruí, que levará energia elétrica ao estado. As informações foram reafirmadas em ofício. Estas ações, no entanto, priorizam algumas instituições, especialmente de educação e administração pública, como a Federação das Micro e Pequenas Empresas do Amapá, a UNIFAP, o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá, a UEAP e a Embrapa.

 

"Ainda falta facilitar e baratear o acesso dos cidadãos comuns à Internet a partir as suas casas", pondera a deputada socialista, que buscará informações junto às operadoras de telefonia sobre a implantação da banda larga no estado. Para o técnico do Ministério da Ciência e Tecnologia, o serviço é possível, com a transmissão de dados via satélite até o Amapá e a distribuição via cabo e via rádio. "Mas parece que ainda é mais lucrativo para as empresas operarem a internet discada, por isso o desinteresse na banda larga", analisou Tomé.

 

Ao final do ofício, o Ministro Sérgio Rezende sugere que os prazos poderão ser menores se houver empenho do poder público local, como um plano de investimento conjunto entre as secretarias de Ciência e Tecnologia do Pará e de Macapá, o uso intensivo da infraestrutura de fibra ótica para aplicações de interesse público e apoio às "empresas locais, como a BNO, no fortalecimento do seu Plano de Negócios de conexão terrestre por rádio-enlace entre Macapá e Belém (parceria público-privada).


Legenda: No MCT, Roosevelt e deputada Janete Capiberibe

 


 

Texto e fotos:

Sizan Luis Esberci

Assessor de Imprensa

Gabinete da deputada federal Janete Capiberibe – PSB/AP

 



Quer uma internet mais segura? Baixe agora o novo Internet Explorer 8. É grátis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É sempre bacana trocar papo com e sobre a juventude!