"Porque juventude são outros Papos!"

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Acesso à literatura: Unesco lança Biblioteca Digital Mundial

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) apresentou, nesta terça-feira (21), a Biblioteca Digital Mundial, que possibilitará consultas gratuitas pela internet aos acervos de grandes bibliotecas e instituições culturais de diversos países, entre eles o Brasil. Milhares de livros, imagens, mapas, filmes e gravações de bibliotecas do mundo inteiro foram digitalizados e traduzidos em diversas línguas para a abertura do site da Biblioteca Digital da Unesco (www.wdl.org).
 
A biblioteca virtual terá sistemas de navegação e busca de documentos em sete idiomas, inclusive o português, e também oferece obras em várias outras línguas. Entre as raridades do site está o primeiro mapa que cita a América, de 1507, realizado pelo monge alemão Martin Waldseemueller e que se encontra na biblioteca do Congresso americano.
 
A Biblioteca Nacional do Brasil é uma das instituições que contribuíram com auxílio técnico e fornecimento de conteúdo ao novo site da Unesco, com a cessão das primeiras fotografias da América Latina.
 
O maior manuscrito medieval do mundo, conhecido como a Bíblia do Diabo, do século 18 e que pertence à Biblioteca Real de Estocolmo, na Suécia, também está presente no site. Até agora o documento mais antigo da Biblioteca Digital da Unesco é uma pintura de 8 mil anos, com imagens de antílopes ensanguentados, que está na África do Sul.
 
 
Fonte: jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É sempre bacana trocar papo com e sobre a juventude!