"Porque juventude são outros Papos!"

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Gravidez na Adolecencia, o numero só cresce!

Preocupação para os jovens, para os pais e para o governo. A gravidez na adolescência é um problema que está longe de ser controlado pelas políticas públicas.

O quadro assusta porque, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto a taxa de fecundidade da população brasileira diminui, o número de adolescentes com filhos aumenta, em seis anos, o Brasil conseguiu reduzir a taxa de 2,4 para 2 filhos por mulher, em média. No DF, é menor ainda: 1,9 filho por mulher. Porém, nos últimos dez anos, houve um aumento de 6,9% para 7,6% na quantidade de adolescentes que tiveram filhos entre 15 e 17 anos.


De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), cerca de 10% das garotas no Distrito Federal com idade entre 15 e 19 anos já ficaram grávidas pelo menos uma vez. Os problemas não se limitam a uma questão de saúde. A gravidez é o principal motivo da evasão escolar feminina. Pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU) revela que 56% dos jovens, entre 15 e 17 anos, que abandonaram a escola são meninas.


"Aos poucos, percebemos que o aumento da escolaridade está contribuindo para uma maior conscientização dos jovens, que percebem que a vida com filhos se torna mais difícil tanto para os estudos quanto para a inserção no mercado de trabalho", observa a supervisora de Divulgação de Informações do IBGE-DF, Sônia Baena.


Segundo o Ministério da Saúde, hoje, no Brasil, uma em cada quatro mulheres que dão à luz tem menos de 19 anos. Para o presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Nilson de Melo, a desproporcionalidade entre a taxa de fecundidade no País e os índices de gravidez na adolescência pode ser explicada pelo aumento nas cirurgias de laqueadura ou ligadura de trompas, que impedem a mulher de ter novas gestações.


Planejamento familiar
Ele atenta para outro dado alarmante: 40% das adolescentes brasileiras que têm o primeiro filho voltam a engravidar em até três anos.

fonte: blog Juventude em Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É sempre bacana trocar papo com e sobre a juventude!