"Porque juventude são outros Papos!"

domingo, 13 de julho de 2008

Quanto custa uma noticia?

Dias atrás fomos surpreendidos com a noticia do aumento da tarifa de ônibus em Macapá, aumento esse abusivo e irreal, tendo como base as reais condições do transporte público, do transito, das ruas, do salário mínimo, valor da cesta básica e o numero de passagens pagas medido na capital.

Diante desse horrendo fato, eu, como diretor da UNE, procurei os veículos de comunicações do estado, jornais escritos e televisionados, para divulgar a nota da UNE sobre o fato ora mencionado, consegui fazer contatos importante, fui entrevistado duas vezes, enviei e-mail para meio mundo de redações como solicitado, etc.

Mas fui surpreendido novamente por dois fatos, o primeiro foi no contato com certo jornal quinzenal que estava para rodar na gráfica, ligue para sua redação e me identifiquei como representante da UNE e gostaria de posicionar a entidade quanto o fato ocorrido, e de repente veio o maior golpe na democracia e no seu principal canal de garantia de direitos, o redator e DONO do jornal perguntou na maior tranqüilidade, “- Qual o tamanho da matéria que você quer? E quanto você pode pagar por ela?”, fiquei perplexo que nem consegui falar direito, pedi desculpa e disse que ligaria para quem tivesse compromisso com a noticia e desliguei o telefone. O Segundo fato foi eu ter conseguido fazer contato com dois respeitados jornais escritos, um diário e o outros roda três vezes a semana, no primeiro disseram que as 14h me ligariam para entrevistar-me, coisa que não ocorreu nem em pensamento! E o outro ainda se deu o trabalho de me entrevistar, tudo certinho, mas não entrou na edição do jornal, após pegar o jornal e não ver a matéria liguei imediatamente para a repórter e ela pediu para verificar que provavelmente teria saído na internet.

Dessa minha saga pela simples divulgação do posicionamento da entidade e de sua nota sobre um assunto que é de interesse de toda a sociedade macapaense, fiquei me perguntando qual o papel da mídia hoje na sociedade? A quem serve os meios de comunicação? O que está por trás das noticias escolhidas para irem aos noticiários? Quanto custa uma noticia? Indagações como essa nos remete ao debate sobre a democratização da mídia e necessidade de se repensar a lei de imprensa, CLARO SEM LIMITAR SUA ATUAÇÃO, mas de COLOCÁ-LA AOS INTERESSES DA POPULAÇÃO e fazer A QUEBRA DOS MONOPÓLIOS E DOS JOGOS DE INTERESSE que orbitam nesse meio.

De todo ainda consegui espaço em um canal de televisão, Band, que fez uma matéria e noticiou em seu jornal na hora do almoço a nota e uma entrevista, mas fica o debate no ar sobre o papel da mídia na sociedade e se ela tem cumprindo com o mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É sempre bacana trocar papo com e sobre a juventude!